sábado, 18 de outubro de 2008

Dica de um vinho Australiano com nota alta


Produtor : Glaetzer Wines
Vinho : Wallace
Uvas : 70% Shiraz e 30% Grenache
Região : Barossa Valley - Austrália
Safra : 2006
Descritivo da Vinícola : Poucos são os enólogos que se dão ao luxo de assinar "o vinho perfeito". Bem Glaetzer, apesar de muito jovem, faz parte deste grupo, pois já obteve a nota máxima de Robert Parker. Nascido em uma dinastia vinícola, a família, vinda da Alemanha, se instalou em Barossa Valley em 1888. Colin, seu pai, fundou a Glaetzer em 1995, depois de 30 anos entre a elite de enólogos australianos, criando ícones como o E&E Black Pepper Shiraz.
Envelhecimento : 14 meses em barricas de carvalho novo 20% americanos e 80% franceses.

Notas de Degustação : Uvas criteriosamente selecionadas para a elaboração deste vinho de cor vibrante e fruta abundante, com notas de especiarias, morangos e minerais. A Shiraz lhe confere estrutura e a Grenache a maciez.

Temperatura de Serviço : 16-18°C

Grau Alcoólico : 14,5%

Harmonização : Perfeito acompanhamento para qualquer preparação que use patos, confits, magrets e laqueados por exemplo.

Premiações Relevantes : 91-94 pontos de Robert Parker
Esse ainda não tive o prazer de apreciar, está esgotado na Estação do vinho, mais assim que chegar vou comprar.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CARTUXA TINTO PORTUGUÊS


"Herdeiro de uma longa tradição, este vinho associa a sua qualidade ao nome dos monges CARTUXOS, que desde 1587 levam uma vida solitária e de oração no Convento de Santa Maria SCALA COELI.Aroma evoluido, notando-se a presença da casta Trincadeira misturada com as notas quentes da planicie alentejana. PROVA: Boa prova de boca, tudo muito afinado, floral e cheio. Este vinho, embora possa ser consumido desde já, apresenta potencial para envelhecer. Estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês. CASTAS: Aragonez, Trincadeira, Alfroxeiro, Tinta Caiada, Castelão e Moreto.
A CARTUXA DE SANTA MARIA SCALA COELI foi construída em Évora, entre 1587 e 1598, pelo Arcebispo D. Teotónio, da Casa de Bragança, a qual, uma vez reinante, enriqueceu artisticamente a igreja: no século XVII D. Pedro II com pórtico e fachada de mármore, admirada do exterior, no XVIII D. João V com retábulo de talha dourada; por isso esta igreja foi declarada monumento nacional em 1910.
O mosteiro em si é pobre e simples, mas espaçoso: o claustro, com jardim de um hectare, é o maior de Portugal. Nele se encontram as celas, onde os cartuxos se consagram a Deus numa vida de oração na solidão e no silêncio. Das celas vão ao coro três vezes, Missa de manhã, Vésperas à tarde, Matinas e Laudes à meia-noite: quatro horas de canto gregoriano, sem acompanhameno instrumental, parte em latim mas a maior parte em português.
Como pobres de Cristo, os próprios monges atendem à manutenção da comunidade, mas os que para tal têm de sair da cela (ordinariamente os não sacerdotes), trabalham ainda em solidão e em silêncio. A austeridade da sua vida permite-lhes reduzir esse tempo em favor duma larga dedicação, na cela, às ocupações do espírito: devoções, leitura, meditação, contemplação.
A clausura, da qual não saem senão por necessidade e na qual ninguém entra senão por exceção, apenas os varões, ajuda a criar um ambiente favorável para a união com Deus. Precisamente essa união com o seu Senhor acende nos seus corações a caridade, que os move a rezar intensamente pela salvação de todos os homens e também os leva a unir-se intimamente aos outros solitários com quem convivem no mosteiro.
Esta união praticam-na e exprimem-na nas festas, que celebram com atos comunitários mais frequentes: cantam mais tempo na igreja, comem juntos, conversam pela tarde. Outra tarde por semana saem de passeio, conversando entre si, pelos campos alentejanos, que ao norte da cidade estão despovoados e desertos.
O mosteiro fica perto de Évora e o seu sino, especialmente o da meia-noite, forma parte do encanto da cidade-museu, património da humanidade. Hoje a Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli é considerada pelos eborenses como um dos seus tesouros, artístico e, ainda mais, espiritual. E assim foi durante os séculos XVII e XVIII; naqueles tempos professaram nesta e noutra cartuxa que existiu em Lisboa, um português cada ano. Mas em 1834, as forças revolucionárias expulsaram os cartuxos, junto com todos os religiosos. O mosteiro passou a ser do Estado que o aproveitou para Escola de agricultura (a monumental igreja serviu de celeiro...). No fim do século a família Eugénio de Almeida adquiriu as ruínas. A meados do XX o herdeiro, Vasco Maria, Conde de Vil'alva, decidiu restaurar o mosteiro e devolvê-lo à Ordem. Sete foram os fundadores em 1587 e sete os restauradores em 1960. A partir de então a vida cartusiana renasceu e reviveu em Santa Maria Scala Coeli, aberta ao ingresso de novas vocações portuguesas.
As comunidades contemplativas são sempre pequenas e as cartusianas ainda mais (diziam os antigos que os cartuxos não se contam, só se pesam...): para a vida litúrgica e a vida pobre desta Ordem, a tradição conformava-se com a dúzia, o "apostolado". Grande é o atractivo que a Cartuxa exerce em Portugal, muitos os que se interessam por esta vida, mas a Ordem prefere manter a pureza dos seus costumes eremíticos e contemplativos, seleccionando bem os candidatos. É sempre possível e aconselhável uma visita, uma experiência, e Deus escolhe então os seus. Todavia, o bom Deus não lhes pede qualidades especiais para o canto, nem forças ou esperteza para o trabalho, nem habilitações para os estudos: apenas quer fé e amor, generosidade e desprendimento, e algo de que os cartuxos falam muito: simplicidade, no sentido de saber reduzir-se ao essencial, que é Deus, e renunciar a tanta coisa supérflua que a sociedade julga indispensável mas de que o solitário nem se lembra.
Essa vida simples mas profunda e elevada, vida divina no seu termo embora humana nos seus condicionamentos, desenvolve-se num mosteiro amplo, aberto ao céu alentejano, alegre na cal das suas paredes e no verde perene das suas plantas: laranjeiras, ciprestes, buxo, murta. Um "deserto" de 80 hectares rodeia e protege a casa, com eucaliptos, sobreiros, oliveiras, pastos para uma cabana de brancas vacas.
Esta cartuxa, o único mosteiro contemplativo masculino em Portugal, tem como orago e padroeira Santa Maria Scala Coeli, Escada do Céu, advocação equivalente à Assunção de Nossa Senhora, mistério marial representado na sua majestosa fachada. A Virgem Branca olha, do seu trono de mármore da cartuxa de Évora, para as necessidades dos seus filhos portugueses e eleva ao Céu as suas mãos puras, numa prece solícita e maternal. Com ela e como ela, os filhos de São Bruno sentem como próprias as alegrias e aflições dos seus irmãos, e apresentam também a Deus a sua súplica enternecida. Os cartuxos não pregam, não ensinam; fazem (é palavra de Pio XI) "muito mais": oferecem ao Senhor, em favor de todos os homens, uma vida de sacrifício e oração, renúncia e amor, austeridade e recolhimento, silêncio e solidão, trabalho e liturgia, pobreza e obediência, castidade e estabilidade, ascetismo e misticismo: uma existência, enfim, de fidelidade ao Evangelho e de entrega total a Deus."


Sem comentários esse vinho fala por si só, pode comprar sem medo. Compre na Estação do vinho.

Eu recomendo.

Curiosidades

O Papa João Paulo II , por exemplo, sabia tudo de vinho, era profundo conhecedor e demostrou isso durante um congresso de enólogos em Roma, com mil enólogos do mundo todo. Deu um show. Isso foi em 1984.

Enquanto isso.....


Enquanto a dona da idéia não se cadastra, vou enchendo isso aqui com algumas coisas, palavras e imagens, breve postarei as principais casas onde já apreciamos um bom vinho.

Lembrando que é importante algumas coisas e sempre seguir algumas regrinhas, no começo é dificil mais depois vamos nos adaptando aqui vamos postando nossas experiências e o que aprendemos, lembrando que ambos somos novatos nessa área apesar de nossos amigos acharem que somos mais entendidos que eles. Se somos? seria muito pouco em relação ao geral das pessoas que gostam de um bom copo de vinho.

ATENÇÃO


Nada melhor para começar este blog, que divulgar uma degustação que vai ocorrer no início do mês de novembro aqui em Recife.