terça-feira, 28 de abril de 2009

Vinho com sushi???


Eu estou pretendendo experimentar essa mistura e, para tanto, fui pesquisar e saber se combinam. Me surpreendi com o que achei. Compartilho agora com vocês.

Existem hoje no mercado algumas interessantes opções de vinhos feitas exclusivamente para acompanhar a comida japonesa.

Uma delas é o argentino Oroya, produzido na região de Mendoza, na Argentina. A bebida foi desenvolvida pela enóloga japonesa Yoko Sato, que utilizou as uvas Torrontés e Pinot Noir na composição. Não passou por madeira, tem acidez controlada e aroma de frutas de pomar, sobretudo maçã, e certa base floral. Enfim, um vinho leve, de fácil consumo e que, em tese, pode combinar as delicadas peças da cozinha japonesa. E funciona.


Outra opção é o brasileiro Sushi Vin. Produzido na Serra Gaúcha, de paladar leve e equilibrado, é uma combinação de três varietais, Chardonnay, para aportar mais estrutura e acidez, Malvasia Bianca e Moscato para conferir o aroma frutado apropriado e necessário à harmonização com a cozinha oriental, especialmente o peixe e o arroz. É um vinho jovem – os cortes são da safra do ano – o que lhe confere uma coloração delicada, amarelo palha, com excelente retrogosto.A proposta do primeiro vinho nacional feito para harmonização com a gastronomia oriental é de uma bebida leve e refrescante, com ricos aromas. Foi criado em parceria por uma equipe composta por agrônomos, enólogos e sommeliers, em busca do equilíbrio com a comida japonesa. A sugestão de temperatura para consumo é bem gelado, de 6 a 8 ºC.


O problema em casar vinho com pratos japoneses começa na hora em que se acrescentam o gengibre, o wasabi (raiz forte) e o shoyu. Verdadeiros ladrões de sabores, os três condimentos costumam atropelar qualquer tipo de bebida durante a refeição. Com vinhos não é diferente. Podem ser usados, mas com parcimônia.

5 comentários:

Baco disse...

Mais uma vez apreciar isto contigo hummmmmm

De Guide Vinhos disse...

Obrigado por colocar meu link aqui.Parabéns pelo blog, sempre o visito;E quero fazer a combinação desse vinho nacional com a culinária oriental.Um abraço e bons vinhos.

Gourmandisebrasil disse...

Os melhores sushis que já experimentei na vida chegaram à mesa (ou balcão) sem a companhia dos recipientes para shoyu e wasabi. Tudo com o verdadeiro sabor do peixe fresco e o toque do arroz temperado. Acredito que se evitarmos afogar o sashimi/sushi no shoyu, será mais fácil harmonizar com vinhos.
abs

Baco disse...

Eu e Vanessa comemos sushi e sashimi com o vinho Sushi Vin nesta quarta-feira dia 29/04/2009.
Sinceramente é uma mistura que não combina além desse vinho não ser saboroso, ele nem poderia ser mais encorpado senão estragaria o sabor do sushi, minha opinião, não recomendo a mistura, cada um no seu quadrado, para sushi tomem Sake. Eu e Vanessa tomamos uma época Sakerosca, muito bom para tomar com sushi.

Sara disse...

Eu acho que o vinho com sushi é algo que você deve tentar. Obviamente uma associa-o a carne vermelha muito, mas já não será uma grande combinação. Ele é oferecido em alguns restaurantes em jardins e eu acredito que isso seja muito bem sucedido.